Pesquisa
Alisson integra a linha de pesquisa Música e Processos Criativos no Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Estadual do Paraná e desenvolve e orienta pesquisas que investigam a digitação ao violão como processo deliberado.
Linha de pesquisa: Música e Processos Criativos
Estudos da música que consideram a relação do indivíduo com seus processos criativos, compreendidos como ideação inventiva e crítica das práticas da performance, percepção e composição. Investiga aspectos subjetivos e objetivos da criação musical, com ênfase nos seguintes temas: a) estudos de repertório em seus aspectos técnicos e estilísticos; b) percepção musical em suas intersecções com leitura, escrita e escuta; c) investigações composicionais em seus aspectos poéticos e tecnológicos.
Fonte: http://ppgmus.unespar.edu.br
Projeto de pesquisa atual: Digitação ao violão e suas interfaces
Trajetória e perspectivas da prática da digitação ao violão e suas interfaces como processo deliberado na pedagogia instrumental e na construção da performance musical. Discussões sobre técnica, interpretação e demais parâmetros os quais têm em sua resultante um cenário digitacional. Esta pesquisa parte da premissa de Alípio (2014) de que as problemáticas em relação ao objeto residem em nove parâmetros interdependentes: texturais, estilísticos, instrumentais, técnicos, individuais, motores, sonoros, temporais e contextuais.
Trabalhos publicados
O presente artigo objetiva investigar as implicações da indeterminação na obra para violão solo de Leo Brouwer, contribuindo, assim, para enriquecer o discurso musical dos intérpretes ao apresentar novas perspectivas analíticas sobre a obra do compositor. As obras analisadas neste artigo — La Espiral Eterna (1973), Parabola (1973) e Tarantos (1974) — apresentam características que Jonathan Kramer associa à música pós-moderna, dentre as quais se destaca a indeterminação. O conceito de indeterminação em relação à performance, formulado por John Cage, orientou a análise das composições, através da qual foram identificados elementos cuja determinação é propositadamente delegada ao intérprete, assim como elementos cuja indeterminação decorre das limitações da notação musical. A análise das obras demonstrou que a indeterminação dos seus elementos é parcial e que cada obra apresenta diferentes graus de indeterminação. A investigação acerca do significado destas indeterminações na obra de Leo Brouwer fundamentou-se, também, nas formulações de Jonathan Kramer acerca da escuta pós-moderna — que propõe que o significado de uma composição é construído a partir da interação entre o texto musical, o intérprete e o ouvinte — e da percepção do tempo na música — compreendida como a principal forma através da qual o ouvinte constrói o significado musical. Conclui-se que os diferentes tipos de indeterminação permitem ao intérprete inscrever o seu próprio significado na obra, participando ativamente na construção do significado por parte do ouvinte.
Palavras-chave: Leo Brouwer. Indeterminação. Pós-modernismo. Interpretação musical. Violão.
A presente pesquisa conceitua o comportamento de mão esquerda denominado Walking. Frank Koonce (1997), autor do termo, o descreve como o constante contato dos dedos com o espelho do braço do violão, propiciando, assim, fluência mecânica e sonora. Metodologicamente, procedemos a uma pesquisa bibliográfica acerca dos expedientes técnicos de sustentação do som que compõem o Walking, tendo como principal aporte teórico a Teoria da Digitação, de Alisson Alípio. Complementarmente, adotamos como referencial a abordagem da prática do violão denominada Aim-Directed Movement (ADM), proposta por Anderson (1980), por considerarmos que o Walking não pode ser compreendido unicamente como uma sucessão de ações dos dedos sobre as notas, mas — principalmente — como um conjunto de movimentos que permitem a sustentação do som entre tais ações. Os resultados desta pesquisa mostram, portanto, que o Walking é uma sucessão de intenções e que, como tal, é uma perspectiva motora que orienta o processo de digitação.
Palavras-chave: Walking; Aim-directed Movement (ADM); Digitação ao violão; Legato; Frank Koonce
A presente pesquisa conceitua o comportamento de mão esquerda denominado Walking. Frank Koonce (1997), autor do termo, o descreve como o constante contato dos dedos com o espelho do braço do violão, propiciando, assim, fluência mecânica e sonora. Partindo da premissa de que a fluência musical é o ideal de uma execução, assim como da constatação da implicação do Walking na realização deste ideal, objetivamos estruturar um conceito que contribua para a formação de hábitos de digitação positivos. Para tal, procedemos a uma pesquisa bibliográfica acerca das demandas técnicas de sustentação do som que compõem o Walking, tendo como principal aporte teórico a Teoria da Digitação, de Alisson Alípio. Complementarmente, adotamos como referencial a abordagem da prática do violão denominada Aim-Directed Movement (ADM), proposta por Anderson (1980), por considerarmos que o Walking não pode ser compreendido unicamente como uma sucessão de ações dos dedos sobre as notas, mas ± principalmente ± como um conjunto de movimentos que permitem a sustentação do som entre tais ações. Os resultados desta pesquisa mostram, portanto, que o Walking é uma sucessão de intenções e que, como tal, é uma perspectiva motora que orienta o processo dedigitação.
Palavras-chave: Walking; Aim-directed movement; Digitação ao violão.
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Este trabalho tem como objetivo apresentar uma digitação para o Prelúdio BWV 997 de Johann Sebastian Bach. Identificamos e classificamos os motivos presentes na obra. Em seguida, apresentamos uma digitação para os mesmos, que refletisse lógica e unidade e, consequentemente, para todo o Prelúdio. Assim, comparamos as edições, Frank Koonce e Frédéric Zigante, que utilizamos como edições de referência, abordamos algumas problemáticas ao digitar a obra de Johann Sebastian Bach para violão e concluímos com a elaboração de uma edição prática da referida obra, por entendermos que a digitação também é um elemento interpretativo.
Palavras-chave: Repertório de violão; Digitação ao violão; Edição de performance.
Este trabalho trata da investigação dos princípios metodológicos necessários ao processo de digitação ao violão. Para tal, parâmetros digitacionais são convertidos em um protocolo de instâncias (exposição dos casos, aplicação dos comandos, avaliação das circunstâncias, gerenciamento das consequências e julgamento das condições), as quais são mediadas por princípios e circundadas por perspectivas, formando, assim, um cenário digitacional. Por meio de um processo de inferências, concluímos que a fluência sonora, independentemente de posicionamentos estéticos, é uma condição básica para uma execução satisfatória ao violão; por dedução, vimos que a capacidade de se tocar legato é o principal elemento desse ideal. Verificamos, também, que a digitação é, em termos, pessoal, pois todas as suas instâncias são de interação dialética entre sujeito e objeto; mas não completamente, pois cada instância é regida por princípios que não dizem respeito, exclusivamente, ao indivíduo. Observamos, por fim, que a construção de um cenário digitacional não é um meio de se encontrar a melhor digitação, mas sim, de buscá-la, pois o princípio básico em que ela se opera é a organização dos saberes que o executante mobiliza em seu processo.
Palavras-chave: violão; digitação; dedilhado; demandas técnicas; princípios metodológicos
Este trabalho trata do processo de digitação e dedilhado do tema Assisa a pie d’un salice da Rossiniana Op. 119 N. 01 de Mauro Giuliani. O objetivo foi desenvolver digitações e dedilhados capazes de refletir as nossas intenções musicais. Concluimos que a sistematização de um processo é recomendável para a resolução de problemas técnicos e musicais, e que a classificação da textura musical pode ser uma ferramenta de organização e coerência para a interpretação.
Palavras-chave: violão; digitação; dedilhado; Rossiniana Op. 119.
Artigo em espanhol publicado na Revista Ébano y Cuerdas (Lima-Perú). Trata da identificação e classificação de três motivos musicais presentes na Ciaccona BWV 1004 de Johann Sebastian Bach.
Palavras-chave: motivo; Johann Sebastian Bach; Ciaccona BWV 1004.
Este artigo trata do processo de digitação para violão da Ciaccona BWV 1004 (original para violino) de Johann Sebastian Bach (1685-1750). O objetivo foi desenvolver uma digitação de mão esquerda capaz de refletir as intenções musicais dos presentes intérpretes e autores deste artigo. Para tal, foi estabelecido um modelo de análise onde a textura musical é dividida e classificada com base em parâmetros teóricos (melódico, harmônico, motívico e polifônico). Ao analisar as digitações usadas em transcrições dos violonistas Andrés Segovia, Abel Carlevaro, Kazuhito Yamashita e Stanley Yates, e comparando-as com as nossas sugestões, concluímos que o intérprete tem autonomia para contestar uma digitação fornecida pelo editor, pois ela reflete apenas as decisões musicais ou técnicas de um determinado intérprete, decisões essas que também são suscetíveis à mudança.
Palavras-chave: J. S. Bach; Ciaccona da Partita BWV 1004; violão; digitação; transcrição.
Este trabalho trata do processo de digitação para violão da Ciaccona BWV 1004 (original para violino) de Johann Sebastian Bach (1685-1750). O objetivo foi desenvolver uma digitação de mão esquerda capaz de refletir as intenções musicais do presente autor. Para tal, foi estabelecido um modelo de análise, onde a textura musical é dividida e classificada, com base em referenciais teóricos, como: melódica, harmônica, motívica e polifônica. Ao analisar as digitações usadas em transcrições, e compará-las às desta pesquisa, concluímos que se pode ter autonomia para contestar uma digitação grafada, pois ela reflete nada mais que as decisões do seu autor, sejam musicais ou técnicas. A partir disto, podemos deduzir que elas se alteram conforme as nossas próprias decisões.
Palavras-chave: violão; digitação; transcrição; motivo; melodia polifônica.
Grupos de pesquisa
Estudos em Performance Musical: práticas e processos
Líderes: Dra. Margareth Maria Milani | Dr. Alisson Alípio
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O grupo tem por objetivo investigar a performance musical enquanto processo, considerando seus aspectos técnicos, estilísticos, históricos, pedagógicos e interdisciplinares, levando em conta o repertório envolvido em sua preparação. Por objetivos específicos, visa teorizar a natureza dos aspectos técnicos inerentes à performance musical, estudar os aspectos históricos e estilísticos relacionados à interpretação do repertório, investigar os aspectos e processos relacionados ao ensino da performance musical e desenvolver perspectivas de construção metodológicas de pesquisa que integrem o conhecimento científico/artístico.
Pesquisa em Violão: estudos da performance, pedagogia e repertório
Líderes: Dr. Fábio Scarduelli | Dr. Alisson Alípio
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O Grupo de Pesquisa em Violão tem o intuito de agregar estudantes e pesquisadores que desenvolvem trabalhos nas frentes relacionadas à performance, pedagogia, história e literatura do instrumento. Sediado na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR / EMBAP), onde o violão tem se manifestado fortemente nos últimos anos nos campos da prática e da reflexão, a formação do grupo pretende proporcionar o diálogo entre seus participantes, através de uma relação e cooperação mútua nos níveis de graduação, através da iniciação científica, e pós-graduação com as pesquisas de mestrado e doutorado. Pretende ainda agregar professores e estudantes de outras instituições que atuam dentro e fora do Brasil, que seguem as linhas estabelecidas por este grupo, reforçando o diálogo em um contexto nacional e até mesmo internacional.